Fernando A Freire

Amar a dois sobre todas as coisas

Textos

ERA UMA VEZ, UM INVESTIMENTO HOLANDÊS...


Em tudo, um jogo. A Arena de Pernambuco ficou distante da Capital, município vizinho, logo, o povo não comparece. Se de metrô até a última estação, ainda se caminham dois quilômetros a pé. Se de automóvel, congestiona a principal via de acesso ao estádio.

Essa construção, foi um arranjo do governo do estado com a construtora Odebrecht, que agora contribui com enorme soma para o partido daquele governo.

Ainda em 2005, dois jovens arquitetos pernambucanos elaboraram um projeto para a construção da Arena entre Recife/Olinda e a consequente reconstrução da área favelada a ser ocupada. O governo holandês interessou-se pelo projeto e até convidou os arquitetos e os representantes das prefeituras de Recife/Olinda para apresentá-lo na Europa. De volta, 2006, levaram-no ao conhecimento do então governador Eduardo Campos, que, no momento oportuno, o apresentou à CBF como projeto do seu governo. Por sinal, o primeiro projeto aprovado das arenas construídas/recuperadas para a Copa. Só que (autoritária ou estrategicamente) o governador acata outro projeto - o da Odebrecht - e engaveta aquele que levara à CBF.

Os arquitetos não foram ressarcidos pelo relevante trabalho, tão sub-reptícia e estupidamente desqualificado. E Pernambuco, mais uma vez, atira para o escanteio (como em 1654) a Holanda como patrocinadora de um grande bem que, a custos menores, beneficiaria o nosso País.

Por se tratar de uma empresa séria, acho que a Odebrecht deveria informar o "quantum" de sua participação na atual campanha do partido desse governo, a níveis estadual e federal.

Na linha de fundo, um belo drible num jogo de "toma lá da cá", em que, no final, só os gigantes se abraçam.

_______________________________________________________________
Nota:  O autor dispõe dos nomes dos arquitetos pernambucanos que elaboraram o projeto, assim como dos secretários das prefeituras de Recife e Olinda, que acompanharam sua apresentação aos órgãos holandeses interessados.
_______________________________________________________________

Para o texto: _UMA LIÇÃO DE CIVILIDADE_ (T4876644)
De: gajocosta
Fernando A Freire
Enviado por Fernando A Freire em 01/09/2014
Alterado em 01/09/2014


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras