Fernando A Freire

Amar a dois sobre todas as coisas

Textos

Sinopse do livro “EM CABEDELO, NUMA CASQUINHA DE NOZ”:

 
- Com bases históricas, um retrato romanceado, em “preto” e “branco”, da pobreza e carências de uma vila portuária, nos anos 1948/1951, habitada por estivadores, pescadores e ferroviários; imagem bastante aproximada da realidade, tristemente hodierna, de tantas outras aldeias fincadas no mundo subdesenvolvido. 

- Ponderadas análises dos problemas sociais, comportamentais, ambientais, políticos e econômicos, impregnados dos preconceitos de raça, cor, nome da família, crença, status...

- A submissão aos rigores do machismo de então; o autoritarismo armado de ingênuos palavrões...

- A solidariedade de toda a comunidade num momento de infortúnio de um dos seus membros, resultante da liderança e tenacidade de uma mulher forte, que acreditava na potencialidade de cada morador, tanto quanto acreditava nos seus sonhos, no amor e no perdão.

- A projeção do nome desse vilarejo no cenário literário nacional, a partir da "poésis" de Manuel Bandeira, que visitou essa praia, em 1926, e onde manifestou saudade de sua infância junto à mana Maria Cândida.  Poesia singela  - “Cabedelo” - que ele somente  veio a publicar em 1933.

- Instigante história de amor incrivelmente nascida de uma tragédia.  O que se tornou cinzas faz crescer a esperança do ressurgir da Phoenix.

- Resgate do nome de alguns poetas e escritores nordestinos: Bastos de Andrade, irmão mais velho e referência de Zé da Luz; Américo Falcão, amigo mais próximo de Augusto dos Anjos; José Lins do Rego, que faz menção, em “Meus verdes anos”,  à praia cabedelense de Ponta de Mato.

- Livro prefaciado pelo literata Damião Ramos Cavalcanti, presidente da Academia Paraibana de Letras , conterrâneo e profundo conhecedor das obras de José Lins do Rego.



___________________________________________________________

Nota:
Livro lançado, em 15/12/2017, no Forte de Santa Catarina, em Cabedelo (PB).
Autor: Fernando Aquino Freire - e-mail: < fernandofreire31@yahoo.com.br >.
Valor: R$ 30,00 (trinta reais).
Despesa de remessa - registrada, via Correios - por conta do remetente.
Forma de aquisição:
Comunicar, via e-mail, endereço para entrega e confirmação de depósito na c/corrente do autor: 3.214.470-9 - Banco do Brasil - agência 8632-0.
___________________________________________________________
 
Fernando A Freire
Enviado por Fernando A Freire em 31/12/2017
Alterado em 02/01/2018


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras